MACA PERUANA
A maca peruana é uma planta nativa da região dos Andes que corresponde à espécie Lepidium Meyenii. Ela pertence à família Brassicaceae, e estima-se que seja cultivada há mais de dois mil anos.
Este fitoterápico apresenta inúmeras indicações, com exemplo, energético e restaurador físico e psicológico melhora a memória e a concentração; fortalece o sistema imunológico; regula o ciclo menstrual e aumenta a fertilidade; reduz os sintomas da TPM e da menopausa, aumenta a espermatogênese e a potência sexual. A Maca é uma planta adaptogênica, ou seja, restaura o equilíbrio (homeostase) do corpo e, pode ser usada como alternativa aos esteróides anabolizantes, pois é rica em esteróis. Casos de desnutrição, descalcificação, depressão e osteoporose também podem ser tratadas com Maca.
Os homens encontram na Maca uma erva que contra-ataca a dificuldade em manter uma boa relação sexual, com a idade, devido ao gradual decréscimo do funcionamento das glândulas endócrinas.
Estudos conduzidos tanto com seres humanos como com animais, realizados por diferentes especialistas (Dra. Chacón, 1961 e Dr. Gonzalez, 2001-2002) comprovaram que o uso da maca pode promover o aumento da mobilidade dos espermatozóides, do volume seminal e o incremento do desejo sexual em seres humanos. O consumo da maca peruana pode resultar em melhoria no fluxo sanguíneo corporal e também na zona pélvica de homens e mulheres. Em razão deste efeito, a maca tem sido reconhecida há anos como um alimento capaz de aumentar o vigor e a potência sexual. Tradicionalmente, a Maca tem sido descrita como um afrodisíaco para homens e mulheres, sem dúvida por seus efeitos positivos no aumento nos níveis de testosterona no organismo.
A Maca pode ser usada como um tratamento vegetal de resultados comprovados no combate aos sintomas da menopausa logo que estes começam a aparecer - são muito comuns os calores (fogachos), fadiga, suores noturnos, mudanças de estado de ânimo, diminuição da libido; além de problemas como osteoporose e alterações cardiovasculares.
Estudos realizados com a maca atestaram as propriedades da planta como excelente tratamento fito-hormonal, sem apresentar efeitos colaterais, combatendo os sintomas comuns da menopausa regularizando o balanço hormonal nas mulheres. Além disso, a Maca apresentou ótimos resultados também na diminuição da fadiga, na redução do ressecamento da pele, no incremento da energia muscular e na elevação da libido - geralmente afetada na fase da menopausa.
A Maca é usada tradicionalmente como afrodisíaco, energético, atuando no tratamento da anemia, na fertilidade, na impotência sexual, na perda da memória, nos problemas de menstruação, na tuberculose e na menopausa, além da síndrome da fadiga crônica.
Recentemente os atletas estão encontrando na Maca uma alternativa excelente para substituir os anabolizantes por ser rica em esteróis que contribuem para manutenção e melhora da massa muscular.
"Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia”
Maca peruana 500mg
Excipiente qsp 1 cápsula
tomar 1 cápsula pela manhã e à noite.
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos.8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
10. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
11. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
12. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO"
14. "Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (BATISTUZZO J.A.de O. Formulário médico Farmacêutico 3ª ed. São Paulo: Pharmabooks Editora, 2006. pg 568). Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.”
Aconselha-se não fazer uso deste durante a gravidez e/ou amamentação, pois não existem avaliações clínicas suficientes para considera-lo seguro. Hipersensibilidade ao vegetal ou alguns dos componentes deste.
CHACON, R. C., Estudio fitoquimico de Lepidium meyenii, “Dissertation (1961), Univ. Nac. Mayo de San Marcos, Peru.
DINI, A. et al., “Composição quimica de Lepidium meyenii”, Food Chemistry (1994), 49:347-349.
JONHS, T. “O Anu e a Maca”, Journal os Ethnobiology (1981), 1:208-212;
LEON, J. “A Maca, Lepidium meyenii, planta pouco conhecida da alimentação do Peru”, Economic Botany (1964), 18:122-127;
QUIROSC., et al., “Os estudos e a determinação fisiológica do número de cromossomos na Maca, Lepidium meyenii, Economic Botany (1996), 50(2);216-263.
FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. 9ª edição. Atheneu. São Paulo.
VILCHES, L. O. Maca –Planta Medicinal y Nutritiva del Perú. 1997. Lima. Peru.